Os municípios de Exu, Bodocó, Granito e Moreilândia contarão, em breve, com mais água nas torneiras. Uma obra está sendo executada pela Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa, que deve ser finalizada em abril deste ano, irá permitir o aumento de 70 % da oferta de água para a cidade do Rei do Baião, Luiz Gonzaga e para os demais municípios. A partir desse empreendimento, será possível a Compesa reduzir o regime de rodízio dessas localidades, que é severo.
As intervenções, quando finalizadas, permitirão que os técnicos da Compesa iniciem a fase de testes do novo sistema, um benefício para mais de 45 mil pessoas das quatro cidades localizadas no Sertão do Araripe. Para tornar realidade esse desejo dos sertanejos, foram investidos R$ 9 milhões em duas frentes de trabalho simultâneas. Uma foi a implantação de 13 quilômetros de tubulações, ligando a barragem de Lopes 2 à Estação de Tratamento de Água (ETA) Luiz Gonzaga. Outra foi a ampliação da capacidade de tratamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) Luiz Gonzaga, localizada em Bodocó, que recebe e trata a água captada na barragem Lopes 2 e instalação de um novo conjunto motobomba para melhorar a potência da unidade. “Esta obra em andamento vai reforçar o Sistema Adutor Luiz Gonzaga com o objetivo de aumentar a oferta de água para Exu, Granito, Bodocó e Moreilândia”, explica o gerente da Compesa, Mário Solon.
Com a ampliação da capacidade de tratamento da ETA, a unidade passará dos atuais 70 litros de água por segundo para 120 litros, um incremento de 50 litros por segundo, o suficiente, de acordo com o gerente da Compesa, para melhorar significativamente a distribuição de água de Exu, Bodocó, Granito e Moreilândia.