A Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre os dias 18 a 25 de setembro, é o período definido no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para a intensificação das orientações de educação, com o objetivo de reduzir os índices de acidentes e vítimas.
O tema deste ano é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas” serão realizadas diversas atividades educativas com o objetivo de sensibilizar pedestres, ciclistas, motociclistas, condutores e passageiros do papel que cada um tem na segurança do trânsito e na preservação da vida.
A Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Transporte de Araripina – AMMTT está realizando ações de panfletagem nas principais vias da cidade com material educativo sobre as principais infrações de trânsito identificadas na cidade:
– Estacionar sobre a faixa de pedestre (CTB Art 181 – VIII)
– Estacionar em locais e horários proibidos (CTB Art 181 – XVIII)
– Utilizar a via para depósito de mercadorias, materiais ou equipamentos (CTB Art 245)
– Não usar o cinto de segurança (CTB Art 167)
– Dirigir utilizando fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular (CTB Art 252 – VI)
– Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem o uso do capacete, inclusive o passageiro (CTB Art 244 – I e II)
– Conduzir o veículo em desrespeito ao sentido de circulação da via – andar na contramão (CTB Art 186 – II)
De acordo com o diretor-presidente da AMMTT, Renan Bihum, a Semana Nacional do Trânsito é um período em que as ações educativas são amplamente divulgadas para que toda a sociedade se conscientize a respeito dos seus deveres e direitos estabelecidos pelo CTB.
“Anualmente dois grandes eventos conclamam a sociedade para a reflexão sobre o trânsito: a Semana Nacional e o Maio Amarelo. Estas duas campanhas têm como objetivo alertar sobre a importância do trânsito seguro para todos. Em Araripina, com a recente municipalização do nosso trânsito, estamos intensificando as ações educativas e indicando as principais infrações que identificamos pelas ruas da cidade”, afirmou.
por blog do Roberto Gonçalves.