O Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) interditou esta semana os serviços odontológicos de mais duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no município de Ouricuri (PE), no Sertão do Araripe. De acordo com a entidade, a UBS Nossa Senhora de Fátima I e a UBS Aeroporto não ofereciam condições dignas, seguras e salubres.
Com essas interdições, o município agora totaliza cinco consultórios interditados, incluindo a UBS Tamboril, a UBS São João dos Lopes e a sala clínica da UBS Santa Maria, que já havia sido interditada em abril do ano passado e, segundo o CRO-PE, permanece sem condições adequadas para atendimento seguro à população.
Entre os problemas identificados nos locais, destacam-se profissionais atuando sem registro no CRO-PE ou com registros desativados; ambientes com rachaduras, mofo, sinais de infiltração e infestações de cupins; materiais vencidos, cadeiras odontológicas defeituosas ou inoperantes; e equipamentos danificados e armários danificados, alguns com ferrugem e mofo. Além disso, foram observados problemas na esterilização, entre outros.
Conforme o CRO-PE, todos os relatórios serão enviados à administração municipal para que sejam tomadas medidas corretivas. O Blog deixa o espaço aberto para alguma resposta da prefeitura sobre o assunto, caso queira se pronunciar.