Um estelionatário, de 52 anos, considerado um dos mais procurados pela Polícia Federal (PF) de Santa Catarina, foi preso em Ouricuri, no Sertão de Pernambuco. A informação foi divulgada pela assessoria da Polícia Federal, nesta terça-feira (2). Uma outra pessoa, de 35 anos, também foi presa por apresentar documentos falsos. A abordagem foi realizada pela polícia em frente a uma agência bancária, no momento em que os homens chegavam ao local.
O estelionatário é suspeito de chefiar uma quadrilha que clonava cartões para sacar dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A atuação era feita através de uma rede de laranjas para aplicar golpes com o objetivo de retirar indevidamente dinheiro em agências da Caixa Econômica Federal. De acordo com a PF, a associação criminosa já roubou mais de R$ 215 mil de contas do Fundo de Garantia.
Ainda segundo a Polícia Federal, um novo golpe seria aplicado pela quadrilha nesta terça-feira (2), onde seria retirado a quantia de R$ 353 mil de uma conta do FGTS.
O chefe da quadrilha possuía um mandado de prisão preventiva expedida pela Vara Criminal de Blumenau, em Santa Catarina e chegou a ser preso na ‘Operação Falcatrua’, desencadeada pela Polícia Federal de Itajaí, em 2012. Ele estava em liberdade provisória e recentemente foi condenado a 48 anos de prisão em regime fechado.
A Caixa Econômica Federal investiga se o suspeito está ligado a outras fraudes realizadas nas agências de Ouricuri, Garanhuns, Arcoverde e Pesqueira. Os dois presos foram encaminhados para realizar exame de corpo de delito e em seguida levados para a cadeia pública de Salgueiro, também no Sertão pernambucano.
G1 Petrolina