Vereadores de toda a região do Araripe e alguns representantes do Sertão Central decidiram, após alguns encontros, criar uma comissão para levar aos governos e autoridades superiores, as demandas, causas e as sugestões para solucionar a problemática.
Na última quinta-feira (4), o encontro dos parlamentares foi em Ouricuri, no Plenário da Câmara Municipal, todas as cidades enviaram seus representes e diante de tantas sugestões e esclarecimentos, foram formadas comissões para atuarem na linha de frente. Todas as propostas foram discutidas no encontro.
A principal adutora que abastece a região, a Adutora do Oeste, precisa ser renovada, trazendo mais água da transposição. Outro agravante para a crise em cidades que ficam até 30 dias sem água, vivendo de rodízios, é a falta dos carros-pipas, já que Exército não oferece mais o quantitativo ideal para abastecer a região.
Das emendas de bancada dos deputados à construção de adutoras, cisternas, carros-pipas e transposição, são sugestões dos vereadores que visam amenizar significativamente a dificuldade. Após esse primeiro encontro as comissões vão iniciar as agendas de levar as demandas aos órgãos e autoridades Politicas através de reuniões a serem marcadas em Recife e Brasilia.
Por Eduardo Nascimento